Bitcoin hoje

bitcoin_gray Created with Sketch. BTC Bitcoin
Último preço
Comprar agora
R$ 0,00
0,00% nas últimas 24h

O que é bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital criada em 2008 e seu funcionamento é descentralizado. Isso significa que nenhuma autoridade central está encarregada de emitir moeda, tampouco responsável pelo seu funcionamento.

Quando foi criada por Satoshi Nakamoto (cuja identidade real permanece desconhecida), o objetivo era justamente esse: ser um sistema que não dependesse de intermediários ou terceiros de confiança (como instituições bancárias) para ser confiável. Devido a essa característica, o sistema está imune a interferências causadas por intervenções políticas, diferentemente das moedas convencionais.

Group 16 Created with Sketch.

Bitcoin e Blockchain

Para o bitcoin existir digitalmente e suas transações serem realizadas, é utilizado um sistema de validação chamado blockchain, ou cadeia de blocos. É possível comparar o blockchain a um livro contábil que grava todas as operações realizadas entre os usuários. Esse livro, porém, não está guardado em um só computador, mas sim distribuído em uma rede de computadores no mundo todo. Isso é o que torna o sistema descentralizado.

Operações realizadas utilizando a tecnologia blockchain não podem ser alteradas por nenhum participante e as transações estão constantemente sendo auditadas por todos. Isso significa que a chance de ocorrer alguma fraude é muito baixa, quase inexistente.

Group 18 Created with Sketch.

Bitcoin é seguro?

A tecnologia utilizada pelo bitcoin alia a criptografia com dados abertos, tornando toda a operação quase impossível de ser fraudada. A criptografia garante a segurança dos dados que estão circulando, enquanto os dados abertos permitem a descentralização e o acesso de qualquer pessoa.

Fernando Ulrich, especialista e entusiasta do mercado de criptomoedas, diz que o blockchain é incorruptível. “Nesse sistema, jamais houve fraude. Quando vocês escutam falar de alguém que foi hackeado e teve um bitcoin roubado, não é no blockchain. É no smartphone, é na carteira digital, é no computador que foi hackeado, é na exchange que teve seu sistema hackeado. Mas o blockchain em si permanece incorruptível, apesar de estar sempre sendo um alvo de ataque constante desde que começou a operar”, afirma.

Group 17 Created with Sketch.

O que é minerar bitcoin? O que é minerar bitcoin?

Para o sistema todo funcionar corretamente e com segurança, são necessários cálculos poderosos para manter os códigos e a criptografia. E quem soluciona esses cálculos são os chamados mineradores.

Cada vez que um conjunto de transações é validado em um bloco, um novo cálculo matemático precisa ser realizado para confirmar o bloco e transmiti-lo à rede. Para realizar esses cálculos, o uso de computadores especializados são essenciais.

Diversas pessoas participam da rede de mineração, e quem conseguir resolver o desafio matemático primeiro, recebe bitcoins como recompensa. É por esse motivo que o processo de mineração também é conhecido por ser uma das formas de obtenção e criação da moeda.

O número de bitcoins criados com a mineração, porém, vai diminuindo ao longo do tempo, porque o sistema tem um limite. Quando atingir a marca de 21 milhões de bitcoins, a produção o é encerrada. A partir daí, os mineradores serão recompensados com várias tarifas de transações – atualmente, parte da recompensa que eles recebem já vem dessas tarifas, além dos novos bitcoins.

Group 2 Created with Sketch.

Quem controla o bitcoin?

Bitcoin é legal?

Quem aceita bitcoin?

Por que o preço do bitcoin oscila tanto?

Saiba mais sobre outras criptomoedas
bitcoin_gray Created with Sketch. BTC Bitcoin
ethereum Created with Sketch. ETH Ethereum
Combined Shape Copy Created with Sketch. XRP Ripple
bitcoin Created with Sketch. BCH Bitcoin Cash
LTC Litecoin
Combined Shape Created with Sketch. DASH Dash
Combined Shape Created with Sketch. ZEC Zcash